sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

A Pastoral da Aids da Paróquia São Sebastião realiza ações no mês de Luta Contra Aids em São Vicente



A Pastoral da Aids da Paróquia São Sebastião, em Araruama, participou das ações em alusão ao Dia Mundial de Combate a Aids no distrito de São Vicente, em Araruama, na última quinta-feira, dia 07 de dezembro de 2017.
As ações aconteceram na Praça em frente a Igreja Matriz de São Vicente de Paulo, onde foram realizados 924 testes rápidos e destes, 7 deram positivos para sífilis,  1 para HIV e 1 para Hepatite C. Foi realizado panfletagem convidando a população para se unir no combate ao vírus do HIV e ao  Preconceito, acolhimento e orientação sobre as infecções sexualmente transmissíveis das 8h às 18h.
A Pastoral da Aids atuou em parceria com a Secretaria de Saúde Municipal de Araruama, Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais e  com a instituição AFADA (Assistência Filantrópica à Aids de Araruama).
Agradecemos ao Pe Kiko, da Paróquia São Vicente de Paulo, que gentilmente cedeu mesas e cadeiras, agradecemos ao administrador da Subprefeitura de São Vicente, por todo apoio prestado, agradecemos a Farmácia Raia, que cedeu uma tenda inflável.
O evento, entre outros, contou com a participação da Dra Nina Oliveira e a Dra Flávia Godinho, as acadêmicas da Faculdade de Enfermagem: Maria Luiza Freitas, Janaína, Carla Cristina Sousa Costa, Cristiane, Alessandra Naffé, Sonia, Juliana Freitas, Rayam.
Estiveram presentes os agentes da Pastoral da Aids: a coordenadora Suely Carvalho, Karine Amorim e Rita de Cássia.
As ações foram realizadas dentro da temática deste ano escolhida pela coordenação nacional da Pastoral da Aids: "SUS É SAÚDE".
O tema de grande relevância para o fortalecimento ou estabelecimento de redes e parcerias entre instituições e organizações de luta contra a Aids e com os serviços públicos de saúde, numa época de desmonte do SUS.
A Pastoral da Aids se une na luta em defesa do SUS: não aceitamos seu desmonte, redução ou transformação de seus princípios (universalidade, equidade, integralidade, regionalização, participação social). Reafirmando a saúde como direito de toda a população e o SUS, patrimônio do Brasil, como instrumento imprescindível para garantir este direito, assegurado pela Constituição Federal no Artigo 196 “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.”
Nesta luta em defesa do SUS, que deve ser de todo cidadão brasileiro, a Pastoral da Aids da Arquidiocese de Niterói estará realizando diversas ações como a “Caminhada Arquidiocesana em Defesa do SUS” que acontecerá no dia 13 de Janeiro, no centro de Niterói, onde estaremos ampliando a aproximação com outras pastorais, movimentos, redes, programas de saúde e outras instituições públicas e privadas, para que, todos juntos, possamos lutar pela efetivação do direito constitucional à saúde pública e a integralidade da assistência, impedindo o retrocesso social nas políticas públicas, sociais e econômicas de saúde no Brasil.

Venha participar e ajude-nos a divulgar.

Veja alguns momentos da ação:
































Nenhum comentário:

Postar um comentário