terça-feira, 26 de julho de 2016

2º dia de Ação de Prevenção da Pastoral da Aids da Arquidiocese de Niterói junto ao Presídio de São Gonçalo

Foi realizada mais uma ação de prevenção, aconselhamento e testagem do Projeto de Prevenção e Cidadania em HIV na População Carcerária de São Gonçalo/RJ pela Pastoral da Aids da Arquidiocese de Niterói, contando com profissionais que prestem serviços na área da Saúde.
As ações foram realizadas no dia 22/07/2016 das 9h às 17h no Presídio Juíza de Direito Patrícia Acioli, que faz parte do Complexo Penitenciário de Guaxindiba/SG.
Após uma rápida palestra e respondido algumas dúvidas dos detentos, foi realizado o Teste Rápido para HIV 1/2 com amostra de fluido oral em 101 detentos. Destes testes, 4 deram reagente, isto é, positivo.
Os testes foram realizados por dois enfermeiros da Pastoral. Estiveram envolvidos 8 membros da Pastoral da Aids e uma enfermeira do SEAP – Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, que trabalha na unidade penitenciária.
As ações deverão ser realizadas quinzenalmente às sextas feiras até dezembro.
O presente projeto objetiva a articulação de ações de prevenção e testagem em HIV para a população carcerária da cidade de São Gonçalo/RJ no intuito de assegurar o acesso à informação e o pleno exercício da cidadania do presidiário. Esta necessidade decorre do Plano Pastoral da AIDS da CNBB 2014-2016 em que se indica a premência de integração entre as ações da Pastoral da AIDS e da Pastoral Carcerária de modo a atender esta população-chave na prevenção, no diagnóstico precoce, no tratamento e acompanhamento.
Acompanhe alguns momentos da chegada e saída da Pastoral da Aids no presídio (É proibido fotografar lá dentro).
Agradecemos ao Subdiretor Celano e a enfermeira Silanéia por todo apoio que nos concederam para a realização das ações nesta unidade prisional.








 

Nenhum comentário:

Postar um comentário