sexta-feira, 8 de julho de 2016

A Pastoral da Aids da Arquidiocese de Niterói inicia Projeto junto ao Presídio de São Gonçalo

Iniciamos, com alegria e após muita expectativa, o Projeto de Prevenção e Cidadania em HIV na População Carcerária de São Gonçalo/RJ, a ser realizado pela Pastoral da Aids da Arquidiocese de Niterói que conta com profissionais que prestem serviços na área da Saúde e com a parceria da Pastoral Carcerária.
As primeiras ações foram realizadas no dia 08/07/2016 das 9h às 14h no Presídio Juíza de Direito Patrícia Aciole, que faz parte do Complexo Penitenciário de Guaxindiba/SG.
Após uma primeira conversa com os detentos, foram realizados os testes sorológicos em 54 detentos. Destes testes, 4 deram positivos.
Os testes foram realizados por dois enfermeiros da Pastoral. Estiveram envolvidos 5 membros da Pastoral da Aids e uma enfermeira do SEAP – Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, que trabalha na unidade penitenciária.
As ações deverão ser realizadas quinzenalmente às sextas feiras até dezembro.
O presente projeto objetiva a articulação de ações de prevenção e testagem em HIV para a população carcerária da cidade de São Gonçalo/RJ no intuito de assegurar o acesso à informação e o pleno exercício da cidadania do presidiário. Esta necessidade decorre do Plano Pastoral da AIDS da CNBB 2014-2016 em que se indica a premência de integração entre as ações da Pastoral da AIDS e da Pastoral Carcerária de modo a atender esta população-chave na prevenção, no diagnóstico precoce, no tratamento e acompanhamento.
Agradecemos ao Deus Pai Misericordioso o dom da vida dos agentes envolvidos. Pedimos por todos os detentos a graça da conversão, a saúde e a paz. A todos, pedidos orações.

Acompanhe alguns momentos deste dia (É proibido fotografar lá dentro). Conseguimos a liberação para registrar toda equipe junta: Pastoral da Aids e, do SEAP, a enfermeira Silanéia e o Subdiretor Celano.










2 comentários:

  1. Trabalho glorificante!! Que Deus abençoe todos componente da Pastoral da Aids .

    ResponderExcluir
  2. Trabalho glorificante!! Que Deus abençoe todos componente da Pastoral da Aids .

    ResponderExcluir