segunda-feira, 21 de agosto de 2017

CURSO DE ACOLHIMENTO E ACONSELHAMENTO EM IST/AIDS.

A Pastoral da Aids da Arquidiocese de Niterói realizou, no último dia 19 de agosto, na Paróquia Nossa Senhora do Amparo - Maricá, Vicariato Episcopal Oceânico, o  CURSO DE ACOLHIMENTO E ACONSELHAMENTO EM IST/AIDS para todos os agentes da Pastoral da Aids.
O curso aconteceu das 9h às 17h30min no Sal da Terra, salão Paroquial, e contou com o total de 64 participantes.
Estiveram fazendo o curso os agentes das diversas Paróquias dos Municípios de Araruama, Cabo Frio, Iguaba Grande, Itaboraí, Maricá, Niterói, São Gonçalo e Tanguá.
O Curso começou com a Acolhida e a Oração Inicial realizadas pelos agentes da Pastoral da Aids da Paróquia Nossa Senhora do Amparo, Maricá.
Às 9h30min foi feita a apresentação da importância da participação no curso para todos os agentes da Pastoral da Aids e sobre o tema do mesmo: ACOLHIMENTO E ACONSELHAMENTO EM IST/AIDS: do preenchimento da ficha de atendimento ao encaminhamento ao atendimento. Esta apresentação foi feita pelo Padre Ricardo Dias que falou do Objetivo do Curso: Capacitar, formar e atualizar os agentes em IST/HIV e Aids; Planejar e executar ações concretas de incentivo ao diagnóstico precoce para HIV.
A segunda palestra do dia foi sobre A importância do Diagnóstico Precoce para atingir a meta 90/90/90, também realizada pelo Pe Ricardo Dias.
A terceira palestra do curso teve como tema: Orientação para preenchimento da Ficha de Atendimento – Foi realizada pelo Enfermeiro Ricardo Oliveira. Foi tratado questões práticas sobre o preenchimento da ficha de atendimento para os testes de HIV/Aids, Hepatites Virais, Sífilis e outros. O preenchimento da Ficha de atendimento precisa de atenção especial, pois já faz parte do pré-aconselhamento e requer o sigilo e confidencialidade das informações.
A quarta palestra do curso foi sobre O que é acolhimento? Foi realizada pela Professora Laura Maria Vieira da Costa. Foram realizados alguns Sócios Dramas – para estudos de casos.
A quinta palestra teve como tema: Um olhar Cristão, Social e Psicológico sobre a Doença. Foi realizada pela Psicóloga Fernanda Berenger .
A sexta palestra teve como tema: O que é Aconselhamento? Foi realizada pela Enfermeira Janete de Souza Rangel.
Como o Curso contou com a participação de todos os grupos da Pastoral da Aids da Arquidiocese de Niterói, a parte final ficou para a apresentação de Propostas e Ações a Partir do Seminário de Incidência Política de Porto Alegre 2017, feita por Álvaro Júnior Coutinho (agente da Pastoral da Aids de Iguaba Grande que foi representando a Arquidiocese no Seminário de Porto Alegre).
Concluiu-se com uma Roda de Conversa onde os participantes foram divididos em quatro grupos com a finalidade de responder as seguintes questões:
Ø   Plano Pastoral da Pastoral da Aids 2017–2019 – O que temos e onde precisamos crescer?
Ø   Quais as propostas que podemos assumir do Seminário de Incidência Política de Porto Alegre 2017?
Ø   Para atingir a meta 90/90/90, o que fazer para qualificar as práticas dos diversos grupos da Pastoral da Aids nos diversos municípios da Arquidiocese de Niterói, para que possamos colaborar na estratégia “testar e tratar”?
Esta parte final do curso foi conduzida pelo Coordenador Arquidiocesano da Pastoral da Aids,  Professor Élisson de Souza, que concluiu os trabalho após Plenária às 17h onde foram apresentadas as propostas concretas a serem levadas para cada grupo da Pastoral da Aids em todos os municípios do território da Arquidiocese.
Agradecemos ao Revmº. Sr Pe Ademar Ermelindo Pimenta, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Amparo pelo apoio e espaço cedido para o evento. Agradecemos a equipe montada pelo EAC – Encontro de Adolescentes com Cristo – que nos deu mais que uma mão fazendo e servido o almoço e lanches.
"A doença, a dor e o sofrimento são de difícil compreensão. Na verdade, eles não têm explicação plausível e razoável. Ao Agente da Pastoral da Aids cabe a sensibilidade para perceber onde a dor está mais intensa e qual é a resposta ou palavra mais adequada. Obrigado pelo sim de vocês. Somos todos agentes e coordenadores!!!! Deus seja louvado", concluiu o Coordenador Arquidiocesano da Pastoral da Aids,  Élisson de Souza.
Cuidar hoje é construir o futuro. Unidos contra a aids... Envolver, informar e empoderar.
Sem mais, agradecemos ao Bom Deus por todas as graças alcançadas e pedimos as orações de todos para que a Pastoral da Aids possa levar esperança, solidariedade e informação aos nossos irmãos com HIV, e que a informação sempre chegue antes, a todos, do que o vírus.
Paz e Bênção!


Acompanhe alguns registros do Curso:

















Um comentário:

  1. 👏👏👏👏 foi muito proveitoso muito aprendizado e sempre bom aprender sei que cada um tem seu jeito seu pensamento e sua maneira de agir mas e sempre bom trocar experiencias e ideias o teatro foi divertido limpinho(essa nao vou esquecer nunca) mas brincadeiras a arte nos mostra a realidade pois realmente muitos pensam assim se ta bem vestido com uma aparência ótima nao tem doença e sabemos que nao e assim a realidade e bem diferente vamos rezar a deus e pedir a intersecção de nossa senhora para que nos oriente em toda e qualquer situação Obg a todos Obg padre que sempre incansável vem fazendo um belíssimo

    ResponderExcluir