quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Ações do Dia Mundial de Luta Contra a Aids da Paróquia São Pedro de Alcântara

Dia Mundial de Combate a Aids –1º de Dezembro de 2016
Nós Podemos Construir Um Futuro Sem Aids.

A Pastoral da Aids da Paróquia São Pedro de Alcântara, em Alcantara/São Gonçalo, realizou, na Igreja Matriz da Paróquia, dia 01 de dezembro, ações em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids.
Foi celebrada a Santa Missa da Misericórdia às 12h com a presença dos agentes da Pastoral da Aids e distribuição do material da campanha aos fiéis presentes. Foi um momento de oração e informação.
No domingo, dia 04 de dezembro, a  Pastoral da Aids da Paróquia São Pedro de Alcântara também participou da celebração da Santa Missa às 18h convidando a todos a se unirem na luta contra a aids.
Nos avisos das Celebrações da Santa Missa, foi lido o seguinte texto:
“Nos últimos anos, a medicina e a ciência avançaram no aspecto de novas descobertas de tratamento. Hoje se fala muito em “testar e tratar” como meio de descobrir a doença antes que ela se manifeste, tratar a todos os que se descobrem infectados e tornar a carga viral indetectável de todos os que estão em tratamento. Essa meta é importante porque diminuirá significativamente o vírus circulante, diminuindo a possibilidade de transmissão do HIV. Assim se evitará óbitos que estão em níveis altos e garantirá qualidade de vida aos que fazem o tratamento.
Em julho de/agosto de 2016, o Ministério da Saúde divulgou que existem aproximadamente 800 mil pessoas vivendo com HIV no Brasil. Sabemos que no Brasil somente 8% das pessoas que tem HIV foram diagnosticadas. Estão em tratamento 405 mil soropositivos, um pouco mais da metade.
Assim, a Igreja hoje faz um trabalho de incentivo ao diagnóstico precoce. Portanto, somos convidados a colaborar com a sociedade na mudança de mentalidade: mudar para uma cultura de prevenção. A vida é o grande dom de Deus. Cabe a cada um de nós cuidar da vida. É nossa tarefa o cuidado com o nosso bem estar. Sabemos que o HIV está presente em nosso meio e que ele pode atingir qualquer pessoa. Por isso, precisamos prevenir. Fazer o teste, saber o resultado antes que a doença apareça é também uma forma de prevenção.
A Igreja católica, através da Pastoral da Aids, compromete-se na tarefa de conscientização, informação e orientação para que todos tenham acesso e façam o teste do HIV. Você também pode somar-se a esta ação! Incentive a realização do teste do HIV na sua comunidade ou município, para que todos tenhamos vida e vida em abundância!”.
Também foi divulgado os lugares onde os testes rápidos poderão ser realizados em São Gonçalo:

Clínica Municipal Gonçalense - Rua Heitor Levi, nº 34 - Barro Vermelho: dia 1º de dezembro das 8h às 17h;
Pólo Sanitário Hélio Cruz - Rua da Concórdia S/N – Alcântara: dia 1º de dezembro das 8h às 17h.
Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Engenho Pequeno – São Gonçalo, Rua Mentor Couto, nº 925: dia 21 de dezembro às 9h30.


Acompanhe alguns registros das ações:
















Nenhum comentário:

Postar um comentário