sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Caros Irmãos no Sacerdócio,
Agentes da Pastoral da Aids,
Amigos e Irmãos no Sacramento do Batismo,
Saudações fraternas de Paz e Bênção!

“Eu vos anuncio uma grande alegria que será para todo o povo. Hoje para vós nasceu um Salvador que é o Cristo, o Senhor” (Lc 2, 10 – 11).

Aproximando-se a festa da Natividade de Nosso Senhor Jesus Cristo, venho me dirigir a todos aqueles que acompanharam a Pastoral da Aids da Arquidiocese de Niterói e apoiaram, de alguma forma, a missão de levar informação, solidariedade, acolhimento, promover a vida saudável, incentivar o cuidado e adesão ao tratamento, denunciar a discriminação e o preconceito contra as pessoas que vivem com o vírus do HIV. Ser presença misericordiosa de Jesus e promover a vida como bem maior, trabalhando na prevenção, pela conscientização dos valores evangélicos, nos mais diversos meios e ambientes das sociedade.
Assim, venho lhe desejar um santo e feliz natal. Que o Menino Deus encha seu lar com a alegria e a paz anunciada pelo anjo.
Que em 2017, Ano Nacional Mariano, possamos estar juntos acolhendo e dedicando-nos com o mesmo olhar atento e cuidadoso da Bem-aventurada Virgem Maria que soube transformar um curral de animais na casa de Jesus, com uns pobres paninhos e uma montanha de ternura. (Papa Francisco, EG 286).
No dia 03 de novembro, ao se encontrar com representantes de movimentos sociais de todo o mundo,  o Papa Francisco afirmou: Eu me congratulo com vocês e os acompanho. Peço que vocês continuem a abrir caminhos e a lutar. Isto me dá força, nos dá força. Acredito que este nosso diálogo, que se soma aos esforços de tantos milhões de pessoas que trabalham diariamente pela justiça em todo o mundo, está lançando raízes” (…) “Quando vocês, os pobres organizados, inventam atividades sociais, criam cooperativas, recuperam uma fábrica falida, reciclam os descartes da sociedade de consumo, enfrentam a inclemência do tempo para vender seus produtos em uma praça, quando vocês reivindicam um pedaço de terra para cultivar e para alimentar quem tem fome, quando fazem isto vocês estão imitando Jesus, porque buscam curar, mesmo que somente um pouquinho, mesmo se precariamente, esta atrofia do sistema socioeconômico reinante que é o desemprego. Não me surpreende que também vocês às vezes sejam vigiados ou perseguidos, nem me surpreende que aos soberbos não interessa aquilo que vocês dizem”.
Este ano de 2016 foi um ano bastante difícil. Em meio a tantas dificuldades, não desanimamos em nossa missão de “curar, mesmo que somente um pouquinho, mesmo se precariamente... perseguidos, nem me surpreende que aos soberbos não interessa aquilo que vocês dizem...”, aproveitando a fala do Papa.
A Pastoral da Aids da Arquidiocese de Niterói assumiu a missão de levar informação,  acolhimento e solidariedade às pessoas que vivem e convivem com o HIV/aids, ajudando na conscientização, conhecimento e prevenção para vencer a epidemia e o preconceito.
Aqui entendemos o que é o específico da Pastoral da Aids: A Pastoral da Aids, na sua missão de cuidar e servir, reconhece a presença do Cristo sofredor no próximo, defende e promove sua dignidade humana e oferece esperança na vida nova em Cristo. Dom José Francisco Resende Dias / Arcebispo de Niterói e Bispo Referencial da Pastoral da Aids do Leste1.
Agradecemos a todos que estiveram conosco no ano de 2016. Reafirmamos: “Nós Podemos Construir Um Futuro Sem Aids”. Contamos com sua ajuda e orações.
Um Feliz Natal e Próspero Ano Novo.


Padre Ricardo Dias

Assessor Eclesiástico Arquidiocesano de Niterói da Pastoral da Aids


Nenhum comentário:

Postar um comentário