terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Dia Mundial de Luta Contra a Aids na Arquidiocese de Niterói.

Dia Mundial de Combate a Aids –1º de Dezembro de 2016.
Nós Podemos Construir Um Futuro Sem Aids. 

A Pastoral da Aids da Arquidiocese de Niterói realizou diversas ações em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Juntamente com algumas ONGs, Secretarias Municipais de Saúde e outras instituições, organizou palestras, panfletagens, celebrações e ofereceu testagem rápida em HIV/aids, hepatites virais e sífilis. 
O tema escolhido para este ano foi “Nós Podemos Construir Um Futuro Sem Aids”. A campanha focou na importância do início imediato do tratamento com antirretrovirais, que é o segundo pilar na meta 90-90-90 para erradicação da epidemia (testar 90% das pessoas que possuem HIV; incluir no tratamento 90% das pessoas com HIV; 90% das pessoas em tratamento com carga viral suprimida). 

Acompanhe as ações realizadas nos seis Vicariatos da Arquidiocese de Niterói:
Vicariato Rural:
Paróquia São Pedro Apóstolo. Venda das Pedras/Itaboraí  –  Clique aqui
Paróquia N. Sra do Amparo. Tanguá -  Clique aqui.

Vicariato São Gonçalo e Alcântara:  
Paróquia São Gonçalo do Amarante. Centro/São Gonçalo –   Clique aqui  
Paróquia N. Sra Aparecida. Patronato/São Gonçalo  –   Clique aqui  
Paróquia N. Sra Aparecida. Galo Branco/São Gonçalo –  Clique aqui
Paróquia São Pedro de Alcântara. Alcântara/São Gonçalo –  Clique aqui
Paróquia São Francisco de Assis. Apollo II/Itaboraí –  Clique aqui   
Paróquia N.Sra de Fátima. Barro Vermelho/São Gonçalo   –  Clique aqui

Vicariato Niterói:
Paróquia Santo Cristo dos Milagres. Fonseca/Niterói –   Clique aqui

Vicariato Lagos:
Paróquia Imaculada Conceição. Centro/Iguaba Grande –  Clique aqui
Paróquia São Sebastião. Centro/Araruama –   Clique aqui
Paróquia N. Sra Assunção. Centro/ Cabo Frio –   Clique aqui

Vicariato Oceânico:
Paróquia N.Sra do Amparo em Maricá -  Clique aqui
Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus em Rio do Ouro/São Gonçalo –   Clique aqui


Todas as ações, brevemente descritas acima, tiveram como objetivo conscientizar a população sobre a importância da testagem contra o HIV/Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis, como as hepatites virais e a sífilis. Durante as ações, além dos exames de HIV/aids, hepatite e sífilis, foram oferecidos aconselhamento e informações sobre as formas de transmissão e de prevenção, sendo abordadas questões relacionadas aos riscos de infecção por contato sexual ou não.
Segundo dados recentes do Boletim Epidemiológico de HIV/aids do Ministério da Saúde, divulgados dia 30/11/2016, estimam-se que 827 mil pessoas vivem com o HIV/aids no Brasil. Cerca de 112 mil pessoas não sabem que têm o vírus HIV. Dos que têm o vírus do HIV, 715 mil já foram diagnosticados, isto é, já sabem que têm o vírus. Dos que sabem, somente 455 mil estão em tratamento. 372 mil pessoas ainda não estão em tratamento. Das 372 mil pessoas que não estão em tratamento, 260 já sabem que estão infectadas.
A Pastoral da Aids da Arquidiocese de Niterói assumiu a missão de levar informação,  acolhimento e solidariedade às pessoas que vivem e convivem com o HIV/aids, ajudando na conscientização, conhecimento e prevenção para vencer a epidemia e o preconceito.
Aqui entendemos o que é o específico da Pastoral da Aids: “A Pastoral da Aids, na sua missão de cuidar e servir, reconhece a presença do Cristo sofredor no próximo, defende e promove sua dignidade humana e oferece esperança na vida nova em Cristo”. Dom José Francisco Resende Dias / Arcebispo de Niterói e Bispo Referencial da Pastoral da Aids do Leste1.
Agradecemos a todos que estiveram conosco na Campanha do Dia Mundial de Combate a Aids de 2016. Reafirmamos: “Nós Podemos Construir Um Futuro Sem Aids”. Contamos com sua ajuda e orações. "Vem com a gente!".
Paz e Bênção.





  

Nenhum comentário:

Postar um comentário