sexta-feira, 8 de abril de 2016

Avaliação do Dia Estadual de Combate ao HIV em São Vicente - Araruama

A Pastoral da Aids da Arquidiocese de Niterói – RJ realizou no dia 7 de abril, DIA ESTADUAL DO DIAGNÓSTICO PRECOCE DO HIV,  grande mobilização para alertar a população que o combate ao vírus do HIV ainda se faz necessário. Para isso, o teste de diagnóstico precoce do vírus foi bastante incentivado.
A Pastoral da Saúde e a Conferência Vicentina da Paróquia São Vicente de Paulo atuou em parceria com a Secretaria de Saúde do Município de Araruama que disponibilizou os testes rápidos para o HIV/Aids. 
Em São Vicente, foram realizados os testes rápidos pela equipe de Saúde: Silma Salles (Enfermeira do PSF de Morro Grande), Ludmila Brum (Enfermeira do PSF de Sobradinho) e Rosana Blanco (Enfermeira do PSF de Norival Carvalho) ficando assim diagnosticado:
Total HIV – 48 exames (02 confirmatórios);
Total Hepatite B – 34 exames;
Total Hepatite C – 48 exames;  
Total Sífilis – 48 exames (dois reagentes).
Foi um dia de palestras, caminhadas, panfletagem, participação em programa de rádio e celebrações entre as diversas ações realizadas.
No Brasil, foram notificados 39.951 novos casos da doença em 2014, numa redução de 4,4%. No entanto, o crescimento da epidemia entre os jovens ainda preocupa. Entre pessoas com idade de 15 a 24 anos, houve um aumento de 36,5% no número de novos casos de aids nos últimos dez anos. Em 2014, o ministério registrou 4.669 notificações da doença entre os jovens.
Com relação a 2015, o ministério divulgou o número de casos registrados até o fim de junho: 15.181 notificações da aids em todo o país. Destes, cerca de dois mil foram detectados em jovens com idade entre 15 a 24 anos.
Estes dados nos ajudam a ver a importância dos esforços de levar informação e testagem ao realizar esta campanha.


Acompanhe as fotos do DIA ESTADUAL DO DIAGNÓSTICO PRECOCE DO HIV em São Vicente – Araruama:








Nenhum comentário:

Postar um comentário