sexta-feira, 24 de junho de 2016

Pastoral da Aids de Niterói faz avaliação anual da caminhada

A Pastoral da Aids da Arquidiocese de Niterói, no último dia 23 de junho de 2016, às 9h, esteve presente na Mitra Arquidiocesana de Niterói na reunião dos Coordenadores da Pastoral da Aids do Regional Leste 1 da CNBB com Dom José Francisco Resende Dias, Bispo Referencial da Pastoral da Aids no Regional.
Na ocasião, o Coordenador Arquidiocesano da Pastoral da Aids de Niterói, Ricardo de Oliveira Nascimento, fez a apresentação do relatoria de avaliação anual dos trabalhos desenvolvidos.

Acompanhe.


 AVALIAÇÃO DA CAMINHADA PASTORAL NA ARQUIDIOCESE DE NITERÓI

Coordenador Arquidiocesano: Ricardo Oliveira de Nascimento
Assessor Eclesiástico da Pastoral da AIDS: Padre Ricardo Dias
Olhar a caminhada feita  em  2015 e 2016  

1.   - EQUIPE DE AGENTES
Foi realizados encontros de Formação para novos Agentes nos Vicariatos: Alcântara, Rural, Lagos e Niterói. Nos Vicariatos Oceânico e São Gonçalo estão planejados para serem realizados ainda este ano.

2.    - PREVENÇÃO
Os Agentes de nossa Arquidiocese procuraram incentivar a cultura do cuidado através da divulgação de informações e orientação para a prevenção, o diagnóstico precoce e promoção de atitudes responsáveis em vista da diminuição de novos casos de aids, priorizando as populações-chave, segue um resumo de nossas ações:

·               Os Agentes da Pastoral da Aids, levou informação e Palestras em vários locais, entre eles Colégios, pastorais e movimentos, empresas na campanha da CIPA (Hospital Estadual Roberto Chabo – HERC de Araruama);
·               Campanha da Transmissão Vertical juntamente com as Pastorais da Saúde, da Criança e Pastoral da AIDS, acontecendo no Município de São Gonçalo, em Alcântara.

Em comunhão com a Pastoral da Aids do Regional do Leste 1, foi realizada a Campanha do Diagnóstico Precoce, levando informação através dos meios de comunicações católicos ou não, maior divulgação nas paróquias, onde teve uma grande presença do nosso Assessor Padre Ricardo, que levou, incansavelmente, ao clero a importância do diagnostico precoce. Teve muita divulgação nas celebrações da Santa Missa e nas rádios comunitárias católicas, entrevista e, principalmente, parceria com os Programas DST/AIDS dos Municípios.
Em 2016, tivemos uma grande expansão chegando aos Vicariatos Rural, São Gonçalo, Alcântara e Lagos, onde tivemos as maiores presenças.

- Acompanhamento das pessoas que vivem e convivem com HIV
Temos feito acompanhamento e orientação aos portadores do vírus do HIV, aonde por 12 anos a Pastoral da Paróquia Nossa Senhora da Assunção em Cabo Frio, vem ofertando todas as segundas feiras, para os pacientes que vão realizar a coleta de sangue para Analise de CD4 e Carga Viral, um lanche matinal e uma vez por mês são distribuídos, em parceria com o dispensário da paróquia, uma cesta básica seguida de orientação espiritual para os presentes.

3.   - INCIDÊNCIAS POLÍTICA
A pastoral tem uma presença muito importante neste conceito, onde nossa Coordenadora da Paróquia São Pedro de Alcântara, Patrícia Narcizo dos Santos, tem lutado incansavelmente com a ONG CAAIDS para melhor assistência e tratamento para os Pacientes dos Municípios de São Gonçalo e Alcântara. Parceria esta que resultou na Abertura de uma unidade Hospitalar com leitos próprios para esta demanda. Tudo com o apoio do Ministério Público, Pastoral da AIDS e CAAIDS, entre outras ações que trousse melhoria e benefício para os portadores do vírus do HIV.

4.  - ESPIRITUALIDADE;
Nossa Arquidiocese participou das atividades em nível Regional, onde os agentes participaram dos Encontros anuais de Formação de agentes, Reunião anual dos coordenadores, Seminário Nacional de Prevenção, Seminário de Incidência Política, com o apoio financeiro de nossa Arquidiocese, sem este apoio nossos agentes não poderiam se fazer  presente.

5.  -  VIGÍLIA PELOS MORTOS DE AIDS

Foi realizado com muito êxito em varias paróquias, tendo este ano uma presença muito mais atuante, onde Padre Ricardo fez o trabalho de orientação e divulgação com o clero. Feito a distribuição de vários panfletos e divulgado nos meios de comunicação locais.

6.  -  CAMPANHA DO DIA 1º DE DEZEMBRO

Em parceria com os programas DST/AIDS dos Municípios onde a Pastoral esta presente, foi realizado Teste Rápido, palestras e distribuição de panfletos, entrevista nos meios de comunicação escrita e visual,  tendo seu termino com as celebrações Eucarísticas.

7.  -  USO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO LOCAL E ARQUIDIOCESANO:
A Pastoral tem um programa de Rádio próprio (Programa Momento da Saúde, Família e Espiritualidade -  Programa da Pastoral da AIDS) onde é transmitido pela Rádio Ave Maria (Comunitária e Web Radio) da Paróquia Nossa Senhora da Assunção em Cabo Frio e na Rádio de Petrópolis (Web Rádio SOS Vida) com apoio do seu sócio-presidente António Carlos de Souza Pires - Cal. O Programa e conduzido pelo Coordenador Arquidiocesano  Ricardo e sua esposa Regina.

8.  -  VISITA HOSPITALAR:
A Pastoral tem uma missão muito importante no Hospital Ary Parreira em Niterói, onde é realizado 01 missa mensal para os profissionais e enfermos, infelizmente decorrente dos problemas administrativos do hospital esta atividade está parada, devendo retornar assim que tais problemas forem sanados.

9.  -  ORGANIZAÇÃO DE ESPAÇO DE ACOLHIDA PARA PESSOAS COM HIV:
Deixamos aqui nossos agradecimentos ao nosso amado Arcebispo, Dom José Francisco Resende Dias pelo empenho, apoio e reforma do Centro das Pastorais Sociais, neste local ficará a Sede da Pastoral da AIDS, que fica no Coração de Niterói. A Pastoral terá como ações, acolhida, orientação e oferta dos testes rápidos de HIV, entre outros. O Padre Ricardo sempre presente e acompanhando de perto este sonho que esta tornando uma realidade.

10.                 -  PLANEJAMENTO FINANCEIRO.
Graças ao nosso arcebispo e sua benção, hoje a Pastoral esta bem melhor estruturada, foi apresentado o nosso planejamento financeiro para o ano de 2016, no qual teve sua aprovação.  Com a ajuda da arquidiocese realizamos nossas capacitações, compra de passagens para os agentes irem aos eventos da Pastoral Nacional e Regional entre outras ações feitas este ano.

11.                 - PROJETO DE PREVENÇÃO NOS PRESÍDIOS:
Nosso Projeto foi aprovado pela CNBB, onde teve recurso do fundo da Fraternidade, para compra dos equipamentos, materiais gráficos e informativos. Estamos somente aguardando as autorizações governamentais para se iniciar de fato. A Pastoral esta fazendo um trabalho muito importante para esta população, contamos com vossas orações.


Enfim, ao Padre Ricardo muito obrigado pelo apoio, carinho e empenho que o senhor tem tido dentro da Pastoral da AIDS. Com sua chegada, sem dúvida, a Pastoral da AIDS é outra. Nos deu mais força e esperança de dias melhores. Gostaríamos que o senhor estivesse mais próximo da nossa Arquidiocese.
Ao Dom José Francisco agradeço pela confiança que me deste desde vossa chegada na Arquidiocese de Niterói, sempre me escutando com muita simplicidade. Este é o bom pastor, sempre acolhendo suas ovelhas. Estamos passando a Coordenação em outubro com o coração feliz pelo dever cumprido nestes 12 anos na Coordenação Arquidiocesana. Obrigado e vossa Bênção.

 Local: Niterói, 23 de junho de 2016.
Assina Ricardo Oliveira de Nascimento – Coordenador Arquidiocesano da Pastoral da Aids.


Acompanhe outros momentos: 














Nenhum comentário:

Postar um comentário