segunda-feira, 8 de agosto de 2016

3º dia de Ação de Prevenção da Pastoral da Aids da Arquidiocese de Niterói junto ao Presídio de São Gonçalo

A Pastoral da Aids da Arquidiocese de Niterói (RJ) realizou no dia 29 de julho mais uma ação do Projeto de Prevenção e Cidadania em HIV na população carcerária de São Gonçalo (RJ). A iniciativa envolve testes sorológicos em detentos e tem como objetivo a articulação de ações de prevenção e testagem no intuito de “assegurar o acesso à informação e o pleno exercício da cidadania do presidiário”.
As ações do projeto aconteceram no presídio Juíza de Direito Patrícia Aciole. Após conversa e cadastro dos que se dispuseram realizar os testes, foram realizados os Testes Rápidos para HIV 1/2 com amostra de fluido oral das 9h às 14h em 39 detentos, um deu reativo (HIV positivo).
É um projeto importante para essa população que é muito vulnerável. Daí a premência de integração entre as ações da Pastoral da AIDS e da Pastoral Carcerária de modo a atender esta população-chave na prevenção, no diagnóstico precoce, no tratamento e acompanhamento.
Neste dia, recebemos a informação da enfermeira Silanéia da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), que trabalha na unidade penitenciária local, que os 5 detentos que foram diagnosticados com HIV na última ação da Pastoral da Aids foram encaminhados para tratamento no Sanatório Penal para início de agosto.
Participaram desta ação 6 (seis) membros da Pastoral da Aids, sendo dois deles enfermeiros. Mais uma vez contamos com o auxílio da enfermeira Silanéia do SEAP.
Agradecemos ao Subdiretor Celano todo apoio que nos concedeu, mais uma vez, para a realização das ações nesta unidade prisional.


Responsável pelo relatório: Ricardo Oliveira de Nascimento – Coordenador Arquidiocesano

Data: 06/08/2016






Nenhum comentário:

Postar um comentário