sábado, 20 de agosto de 2016

4º dia de Ação de Prevenção da Pastoral da Aids da Arquidiocese de Niterói junto ao Presídio de São Gonçalo

No dia 19 de agosto foi realizada mais uma ação do Projeto de Prevenção e Cidadania em HIV na população carcerária de São Gonçalo (RJ), pela Pastoral da Aids da Arquidiocese de Niterói (RJ).
As ações do Projeto aconteceram na Cadeia Pública Juíza de Direito Patrícia Acioli, que faz parte do Complexo Penitenciário de Guaxindiba, com o oferecimento de testes sorológicos aos detentos após uma primeira conversa com os detentos que se dispuseram realizar o teste.
Foram realizados 24 Testes Rápidos para HIV 1/2 com amostra de fluido oral das 9h às 13h.
Participaram desta ação 6 (seis) membros da Pastoral da Aids, sendo 3 (três) deles enfermeiros. Mais uma vez contamos com o auxílio da enfermeira Silanéia do SEAP.
Articulando ações de prevenção e testagem no intuito de “assegurar o acesso à informação e ao pleno exercício da cidadania do presidiário, o Projeto da Pastoral da Aids da Arquidiocese de Niterói visa atender esta população-chave na prevenção, no diagnóstico precoce, no tratamento e acompanhamento. Daí a premência de integração entre as ações da Pastoral da AIDS e da Pastoral Carcerária nesta e em outras ações conjuntas.
Desde o início das ações na Cadeia Pública Patrícia Acioli  já toram testados 218 detentos. Os que tiveram o diagnóstico positivo já foram encaminhados ao tratamento.
Mais uma vez, agradecemos a direção do presídio por todo apoio concedido.



Responsável pelo relatório: Ricardo Oliveira de Nascimento – Agente da Pastoral da Aids e Coordenador do Projeto.








Nenhum comentário:

Postar um comentário