terça-feira, 4 de julho de 2017

A Pastoral da Aids de Niterói participa de reunião de organização do “Julho Amarelo”.

A Pastoral da Aids da Aids de Niterói participou, no último dia 03 de julho, das 18h30m às 21h, da reunião de planejamento da campanha  “Julho Amarelo”. A reunião teve como objetivo planejar ações para a campanha de prevenção das hepatites virais e ocorreu na sede do GRUPO PELA VIDDA de Niterói, que fica à Rua Guilherme Griggs – nº 9, São Domingos/Niterói.  
Estiveram presentes Inácio Queiroz (Presidente do Grupo Pela Vidda Niterói), Alex Inácio Queiroz (Presidente do Grupo Pela Vidda Niterói), Márcia Conceição Medeiros (Grupo Projeto Dedo de Deus), Sônia Rodrigues Baldi (Presidente do Grupo Genesis de Niterói) Robson Oliveira Guia (Grupo Genesis Niterói) e Cláudia Márcia Pereira Ribeiro (Presidente do Rotary Club Niterói Norte).
Foram assumidas algumas ações em comum pelas instituições presentes que culminarão na Semana Nacional de Prevenção à Hepatites, dos dias 24 a 29 de julho, a saber:
Dia 14/07: na Praça da Marisa, São Gonçalo – Ação pública com Panfletagem de material informativo e testagem para HIV/aids e Hepatites Virais, das 9h às 13h;
Dia 21/07: no Shopping Bay Market, Niterói – Ação pública com Panfletagem de material informativo e testagem para HIV/aids e Hepatites Virais, das 15h às 19h; 
Dia 22/07: Santa Missa às 17h em Ação de Graças pela Dra. Eliane Borgalo na Igreja Matriz dos Sagrados Corações na Vila Perreira Carneiro, Niterói.
Dia 27/07: Lançamento da Frente Parlamentar Niterói de HIV/aids, Hepatite e Tuberculose – no Auditório da Câmara Municipal de Niterói, às 18h;
Dia 29/07: no Campo de São Bento, Icaraí/Niterói – Ação pública com Panfletagem de material informativo e testagem para HIV/aids e Hepatites Virais, das 9h às 15h.
A Pastoral da Aids, em parceria com várias instituições não governamentais, quer levar informação e apoiar na adesão ao tratamento às hepatites virais. Contaremos com diversos voluntários nas mais diversas ações, pois a solidariedade na luta contra o HIV, as hepatites virais, sífilis e tuberculose tem sido um como ponto central para a resposta a estas infecções no Brasil.
Os portadores de hepatite C estão recebendo novo tratamento ofertado pelo Ministério da Saúde, desde 2015,que dá qualidade de vida aos portadores do vírus. E a esperança da cura, que é maior do que 95%, alegra a todos, inclusive os familiares.
Como no caso do vírus do HIV, quanto antes diagnosticado o vírus da hepatite C e, iniciando o tratamento com total adesão do paciente, mais rápido se chega a grandes resultados no combate aos efeitos do vírus no organismo. Daí a importância do diagnóstico precoce do vírus da hepatite, uma vez que a hepatite é uma doença silenciosa e pode passar anos sem se manifestar.
O tratamento para a hepatite C consiste na associação de dois ou três comprimidos via oral, com dosagem diária por 12 ou 24 semanas, e em pouquíssimos casos é acrescido de um antiviral injetável de dosagem semanal.


Veja alguns momentos registrados da reunião.







Nenhum comentário:

Postar um comentário