segunda-feira, 31 de julho de 2017

A Pastoral da Aids de Niterói participa da campanha de Prevenção “Julho Amarelo” em Niterói.

A Pastoral da Aids de Niterói participou, dia 29 de julho, de mais uma ação da campanha de Prevenção e Controle das Hepatites Virais do “Julho Amarelo”.
A ação de sensibilização aconteceu no Campo de São Bento, Icaraí/Niterói, com panfletagem de material informativo e testagem para HIV/aids e Hepatites Virais, das 9h às 15h.
A Pastoral da Aids esteve representada por sua agente Marta da Conceição da Silva, que é da Pastoral da Aids de São Gonçalo, em mais um evento organizado em parceria pelas diversas instituições em combate às hepatites virais, HIV, sífilis e tuberculose: Grupo Gênesis, Grupo Pela Vidda de Niterói, Projeto Dedo de Deus, Rotary Club de Niterói Norte.
Nas palavras da presidente do Grupo Gênesis de Niterói, Sônia Rodrigues Baldi, o evento foi marcado pela união de esforços em torno de uma luta comum: “Como deixar de agradecer a nossa ação social deste sábado? Como não comentar sobre o mês de ‘Julho Amarelo’? Percebemos que as hepatites já não são tão evidentes, como anos atrás. Hoje, agradeço a todos que estiveram presentes, cada um com sua colaboração e talento. Vendo todos atuando em uma só unidade, torna a nossa vida mais gratificante. Obrigada amigos!”
Durante a ação, foram realizados 296 Testes Rápidos DPP HIV para HIV/aids (fluído oral) e 358 Testes Rápidos para hepatites B e C.
Foi mais uma ação que contou com a participação de diversos voluntários de instituições que estiveram presentes para levar amor, informação e saúde ao próximo.
Julho foi adotado como o mês de luta e prevenção das hepatites virais. Isso não significa que a prevenção à doença deva ser menor nos demais meses do ano, muito pelo contrário, a cada dia deve-se aumentar a atenção porque as hepatites virais são as principais causas de câncer no fígado.
A falta do conhecimento da existência da doença é o grande desafio, por isso a recomendação é que todas as pessoas com mais de 45 anos de idade façam o teste gratuitamente em qualquer posto de saúde e, no caso positivo, façam o tratamento que está disponível na rede pública de saúde.
Cinco são os tipos mais comuns de hepatites virais (A,B,C,D e E) e no caso a hepatite B, já há vacina disponível nos postos de saúde para pessoas de até 50 anos de idade. Além destes tipos são registrados ainda dois outros: o F que apesar de estudos recentes não terem configurado sua existência, sendo, portanto, descartado, mas não eliminado da literatura médica, e o tipo G.
O Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais lembra a importância das ações de combate e prevenção dessas doenças que provocam inflamação no fígado.
Em Niterói, o vereador Leonardo Giordano preside a Frente Parlamentar de Combate ao HIV/Aids, Tuberculose e Hepatites Virais, que tem como um dos objetivos acompanhar as políticas públicas e fiscalizar as políticas direcionadas às questões de saúde e tratamento dos portadores, ao lado da sociedade civil e dos movimento sociais organizados, como Grupo Pela Vidda de Niterói e  Grupo Gênesis.


Veja alguns momentos registrados:


















2 comentários:

  1. Fantástica essa participação... Referência para todos nós!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Deus continue iluminando e abençoando as nossas atividades..
      Paz e Bênção!

      Excluir